Fortes chuvas deixam ao menos 10 mortos e 21 desaparecidos no Rio Grande do Sul

Início » Blog » Fortes chuvas deixam ao menos 10 mortos e 21 desaparecidos no Rio Grande do Sul
Cenário de alagamento em cidade do Rio Grande do Sul. Foto de Diego Vara/Reuters

Pelo menos dez pessoas morreram e 21 estão desaparecidas após fortes chuvas no Rio Grande do Sul, segundo um novo balanço das autoridades divulgado nesta quarta-feira (1º).As chuvas obrigaram a retirada de cerca de 3.393 pessoas em mais de 100 municípios do estado. Muitos foram transferidos para abrigos, informou a Defesa Civil.

O órgão também reportou 11 feridos e 19.110 afetados. As chuvas persistentes deixaram as localidades isoladas devido ao desabamento de pontes e estradas.

As autoridades emitiram um pedido à população para que evite circular em pelo menos 20 setores das rodovias do estado devido a bloqueios ou risco de desabamento. Desde a terça-feira, a Defesa Civil concentra esforços no resgate de famílias presas em suas casas, em muitos casos nos telhados.

O governador Eduardo Leite (PSDB), solicitou ao Governo Federal ajuda com aeronaves para o resgate das pessoas afetadas e disse que estão mobilizando equipes de resposta rápida para atuar em “áreas de risco”. Sinimbu, uma cidade de cerca de 10.000 habitantes na região central do estado, encontra-se debaixo d’água, com ruas e avenidas transformadas em rios, segundo imagens da imprensa local.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ordenou na terça-feira o envio de ajuda e atribuiu a situação de desastre às “mudanças climáticas que afetam o planeta”. AFP

TODO DIA OFERTA
Blog no YouTube
Agência Moré de Notícias