/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/p/4/9VRA9YS52eBwhMxBZLwg/sol-tem-a-maior-explosao-em-4-anos.-foto-nasa.jpg)
A comunidade científica internacional foi surpreendida, nesta quarta-feira, com uma explosão de energia que gerou perturbações nos sistemas de comunicações de dois continentes do mundo. A forte erupção solar de classe X2.7, a maior de 2025, teve origem em uma nova região de manchas solares identificada com AR4087. Segundo o portal SóCientífica, o fenômeno provocou apagões de rádio em diversas partes da Europa, da Ásia e do Oriente Médio.
Com pico às 5h25 no horário de Brasília, a erupção afetou drasticamente as comunicações via rádio de alta frequência em regiões que estavam expostas à luz do Sol naquele momento. A informação é da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), agência científica do governo dos Estados Unidos que se debruça sobre pesquisa, monitoramento e previsão do clima, oceanos e atmosfera.
O Centro de Previsão do Clima Espacial, agência ligada a NOAA, classificou o evento como um “apagão de rádio de nível R3”, considerado significativo. Globo