Falta coragem!

Início » Blog » Falta coragem!

Você já se viu em uma situação em que estava se sentindo desconfortável, queria ter mais coragem para falar sobre isso, gostaria de saber falar, mas sem magoar o outro e parar de engolir todas as chateações, as angústias e não acumular mais estresse?

Ana é uma pessoa que se vê frequentemente em situações assim. No seu relacionamento, ela gostaria que seu parceiro a surpreendesse mais, que eles saíssem mais para se divertir e que eles fizessem mais programas de casal ao invés de estarem sempre com a família dele.

Ana também gostaria de se sentir mais amada, de sentir que tem mais atenção e que seu parceiro ficasse ao lado dela, quando ela desabafasse das situações do trabalho, mas ele mal ouve quando ela fala.

Ela gostaria de ter coragem para contar para ele sobre tudo isso, falar que adoraria uma mensagem carinhosa no meio do dia, que ficaria muito feliz se eles saíssem para jantar e conversar sobre qualquer coisa e que a falta desses pequenos atos está esfriando o relacionamento.

Mas e o medo? O medo de ao falar sobre seus descontentamentos e isso se tornar uma briga enorme, ele ficar chateado, magoado e talvez até terminar o relacionamento?

Então, Ana sempre opta por não falar nada, é melhor deixar quieto, pensa que logo esse sentimento vai passar e que ela vai esquecer. Mas na verdade não é o que acontece, já que semana após semana Ana se sente chateada, pois essa situação sempre se repete, mais uma vez seu parceiro ignorou o que ela disse, mais um dia ela se sentiu desconfortável e ao invés de passar, o sentimento está cada vez mais incômodo, ela se sente sobrecarregada, engasgada, insatisfeita e tudo que ela gostaria era de ter coragem para conversar e falar como se sente.

Ana é uma personagem, ela não é real, mas sua história é muito comum, muitas vezes
“deixamos pra lá”, pensamos que “não vale a pena”, pensamos até que ao falar o pior pode acontecer, então algo que antes era só uma gota, hoje transborda o copo, pois a mesma coragem que Ana queria ter para falar da sua insatisfação no relacionamento, ela também queria ter para estabelecer limites no seu trabalho, pois está realizando funções que não são da sua área, queria mais coragem para dizer que não vai poder emprestar dinheiro para sua amiga e coragem para dizer que sua irmã está sendo invasiva ao mexer em suas coisas.

Se você se identificou com a Ana, saiba que essa “coragem”pode ser adquirida através da terapia, que é possível expor o que você sente sem chatear o outro e que nem tudo o que você imagina realmente irá acontecer, as situações podem ser muito mais simples do que os pensamentos cheios de medo nos mostram.

Busque por um psicólogo e liberte-se desse peso que é querer falar, querer resolver situações, querer impor limites e não conseguir!

Psicóloga Thamiris Silva Fernandes, CRP 06-170876
Agendamentos via WhatsApp (18) 99749-1997
Consultório localizado na Rua Comandante Antenor Pereira, 129.
Presidente Venceslau – SP

Agropecuária-COnfiança-1