Exército tira dos EUA coronel que trocou mensagens golpistas

Início » Blog » Exército tira dos EUA coronel que trocou mensagens golpistas

Após pedido do presidente Lula (PT), o Exército decidiu tirar o coronel Lawand de missão nos Estados Unidos. O comandante do Exército, general Tomás Paiva, decidiu que o coronel Jean Lawand Junior será substituído na missão nos EUA.

A decisão, segundo apurou a coluna, acontece após um pedido feito pelo presidente Lula e tem como justificativa que o militar possa esclarecer as mensagens enviadas ao ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, Mauro Cid, para que ele convencesse o ex-presidente a colocar em prática um plano de golpe.

Tomás Paiva esteve com o presidente e o ministro da Defesa, José Múcio, no fim da manhã de hoje. Após a conversa com Lula, o comandante disse que não enviaria mais o militar para os Estados Unidos. Apesar disso, segundo fontes ouvidas no Exército, por enquanto, Lawand permanecerá na atual função no escritório de projetos estratégicos no Estado-Maior do Exército.

Um processo interno para avaliar a conduta do militar já está em processo de instauração. A avaliação é que somente após essa medida avançar é que o comandante deve eventualmente decidir por medidas de afastamento do militar. Ainda não foi definido o substituto de Lawand na missão. O Exército vai abrir processo seletivo interno para escolher um novo militar para o posto nos EUA.

Uol

Agropecuária-COnfiança-1