O estado de Santa Catarina também está sendo atingido pelas forte chuvas na região sul do País. No domingo, 19, a Defesa Civil estadual informou que 24 municípios registraram ocorrências relacionadas às inundações. Mais de 900 pessoas estão desabrigadas ou desalojadas.
Segundo o último boletim, oito municípios decretaram Situação de Emergência: Passo de Torres, Sombrio, São João do Sul, Balneário Gaivota, Jacinto Machado, Maracajá, Araranguá e Rio do Sul.
Cidade mais atingida pelas cheias, Rio do Sul decretou situação de emergência depois que o nível do Rio Itajaí-Açu chegou aos 9,06 metros. Em 48 horas, choveu 217 milímetros, mais da metade da chuva prevista para o mês. O município, no Vale do Itajaí, abriu cinco abrigos para atender os desalojados – até o final da tarde havia 483 desabrigados.
A prefeitura pediu a atenção dos moradores devido ao alto risco de deslizamentos e em caso de sinais, como rachaduras no solo e trincas em paredes, a saída imediata do imóvel.
Outras regiões do estado, como o Meio-Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis também tiveram chuvas intensas. O governador Jorgino Mello (PL) determinou a ativação do Centro Integrado de Operações da Defesa Civil estadual para monitorar o nível dos rios.
Ainda no relatório emitido pela Defesa Civil, 654 estão desabrigados, 117 pessoas desalojadas, principalmente nas cidades de Presidente Getúlio, Pouso Redondo e Taió. IstoÉ