‘El Niño’ provocará temperaturas acima do normal até maio

Início » Blog » ‘El Niño’ provocará temperaturas acima do normal até maio

O fenômeno meteorológico ‘El Niño’, que registrou máxima intensidade em dezembro, é um dos cinco mais fortes já registrados, anunciou nesta terça-feira (5) a Organização Meteorológica Mundial (OMM), que prevê temperaturas superiores à média entre março e maio em zonas terrestres.

“Temperaturas acima do normal estão previstas em quase todas as zonas terrestres entre março e maio”, destacou a OMM, organização vinculada às Nações Unidas.

‘El Niño’ “está perdendo força progressivamente, mas continuará tendo um impacto sobre o clima mundial nos próximos meses, alimentando o calor captado pelos gases do efeito estufa emitidos pelas atividades humanas”, explicou a organização.

O ‘El Niño’ é um fenômeno meteorológico natural, que corresponde ao aquecimento de grande parte do Pacífico tropical. Aparece com uma periodicidade de entre dois e sete anos, com duração de nove a 12 meses.

O fenômeno modifica a atmosfera em escala planetária e aquece áreas distantes. O impacto, destaca a OMM, soma-se às alterações climáticas provocadas pelas atividades humanas.

“Há quase 60% de possibilidades que o ‘El Niño’ persista entre março e maio e 80% de possibilidades de condições neutras (sem o ‘El Niño’ ou o fenômeno oposto ‘La Niña’) de abril a junho”, indicou a OMM. AFP

 

Interação
Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a