Dune: o megaprojeto internacional que tenta desvendar a origem do universo – e a participação fundamental do Brasil

Início » Blog » Dune: o megaprojeto internacional que tenta desvendar a origem do universo – e a participação fundamental do Brasil

Um megaprojeto científico, considerado por especialistas como um dos mais ambiciosos da atualidade, vai contar com uma participação fundamental da ciência brasileira para responder perguntas sobre a origem do universo a partir do estudo de neutrinos, partículas subatômicas que surgiram após o Big Bang.

Mistérios como o surgimento da matéria e a formação dos buracos negros podem ser desvendados pelo Projeto Dune, que tem uma estrutura grandiosa – ligando dois estados norte-americanos – e receberá o investimento total de U$ 3,7 bilhões, aproximadamente R$ 20 bilhões.

Traduzido da sigla em inglês, o Experimento Subterrâneo Profundo de Neutrino (Deep Underground Neutrino Experiment) vai buscar respostas a partir da análise dessas partículas minúsculas que estão por toda a parte, inclusive, ao nosso redor.

Para isso, foram construídas duas cavernas a 1,6 quilômetro abaixo da superfície. Com 150 metros de altura por 150 metros de comprimento, elas contarão com quatro detectores de tamanho aproximado ao de um prédio de sete andares – recheados, cada um, com 17 mil toneladas de argônio líquido puríssimo, produzido pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A universidade do interior de São Paulo também é responsável por um sistema de detecção de luz, o X-Arapuca, que vai garantir que cada reação seja registrada. O Projeto Dune está sediado no Fermilab, laboratório especializado em física de partículas de alta energia do Departamento de Energia dos Estados Unidos, do governo norte-americano, e deve iniciar os experimentos até 2030. G1

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

blog telewhats