Dr. Nelyane Guariento responde…. Análise do INSS em 2024: Quanto tempo demora?

Início » Blog » Dr. Nelyane Guariento responde…. Análise do INSS em 2024: Quanto tempo demora?

Artigo
ANÁLISE DO INSS EM 2024: QUANTO TEMPO DEMORA?


No dia 05 de fevereiro de 2021, o Supremo Tribunal Federal (STF) homologou um acordo entre o INSS e o Ministério Público Federal (MPF) em relação ao prazo de análise dos benefícios previdenciários.
Ficando da seguinte forma:

• 30 dias: salário-maternidade;
• 45 dias: auxílio-doença e aposentadoria por invalidez;
• 60 dias: auxílio-acidente, auxílio-reclusão e pensão por morte;
• 90 dias: aposentadorias (excluindo por invalidez), BPC e benefício assistencial à pessoa com deficiência.

Se o pedido foi feito em casos em que não é necessária a realização de uma perícia médica ou avaliação social, a contagem começa a partir da data do requerimento.

Caso o benefício demande uma perícia médica ou avaliação social, o prazo inicia a partir do momento em que esses procedimentos são finalizados.

Contudo, na prática, nem sempre os prazos são respeitados, mesmo após o acordo entre o INSS e o MPF.

Nas situações em que o segurado precise cumprir uma exigência, isto é, enviar algum novo documento que o INSS solicitou para dar continuidade na análise, a contagem do prazo fica suspensa até que a exigência seja cumprida. Por isso, fique de olho nos prazos para cumprir as exigências.

E caso o INSS não cumpra o prazo para analise, o segurado pode tomar medidas como reclamação na ouvidoria do INSS, ligando para o número 135 e solicitar a conclusão da análise; bem como entrar com um mandado de segurança na Justiça Federal exigindo a análise do benefício no judiciário com procure auxílio de um advogado especialista.

E se o INSS não cumprir o prazo para análise, quais medidas o segurado pode tomar? O segurado tem algumas opções. Ele pode apresentar uma reclamação na ouvidoria do INSS, ligando para o número 135 e solicitar a conclusão da análise. Além disso, com auxílio de um advogado especialista ele pode entrar com um Mandado de Segurança na Justiça Federal, exigindo a análise do benefício.


NELYANE CAROLINE DO AMARAL GUARIENTO
Advogada especializada e MBA em Direito do Trabalho e Direito Previdenciário.
Facebook: @dranelyaneguariento. Instagram: @nelyaneguariento.
Rua Djalma Dutra, nº 205 – Centro, Presidente Venceslau/SP, Telefone/WhatsApp: (18) 98115-6295.


 

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a