Do volume à qualidade, a revolução silenciosa do café do Brasil

Início » Blog » Do volume à qualidade, a revolução silenciosa do café do Brasil

Maior produtor global de café, o Brasil passou de destaque em quantidade para também ser reconhecido pela qualidade de seus grãos — transformação impulsionada pela italiana illycaffè, que atua no país há mais de 30 anos.

Um marco desse avanço foi o bicampeonato brasileiro no Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy: em 2023, com a São Mateus Agropecuária (Cerrado Mineiro), e em 2024, com a Fazenda Serra do Boné (Matas de Minas). O país agora disputa o tricampeonato na edição de 2025, em Roma.

Segundo Frederico Canepa, diretor da illy no Brasil, o produtor brasileiro passou a se dedicar à qualidade após perceber que havia recompensa econômica para isso.

Nos anos 1990, a empresa criou o Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, oferecendo pagamentos diretos e valores superiores aos cafeicultores que atingissem altos padrões. O projeto inspirou o atual prêmio internacional e ajudou a consolidar uma revolução na cafeicultura nacional.

Hoje, a illy compra café diretamente de mais de mil produtores brasileiros, fortalecendo relações e disseminando práticas de agricultura regenerativa, que alia produtividade e preservação ambiental. Ansa

Pizzaria Tremendão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Image 2025-10-16 at 19.16.10
Solar
Blog do Toninho propaganda do blog
Agropecuária Confiante
iNTELL soLAR
BETOMIX manutenção
Todo dia Serv Festa
Quitanda do Mário
JV MOTORS
Blog no YouTube
Agência Moré de Notícias