Dia da banana: veja os benefícios da fruta mais consumida no Brasil

Início » Blog » Dia da banana: veja os benefícios da fruta mais consumida no Brasil
Rica em nutrientes como potássio e magnésio, a banana tem mais de 465 mil hectares de áreas plantadas no mundo
Rica em nutrientes como potássio e magnésio, a banana tem mais de 465 mil hectares de áreas plantadas no mundo — Foto: Pixabay

Você sabia que a banana é a fruta mais consumida no Brasil? Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que cada brasileiro come, em média, 25 quilos por ano. Além de ser rica em nutrientes, é versátil, prática e pode ser ingerida de diversas formas. Não é à toa que tem um dia só para ela: 22 de setembro é Dia Mundial da Banana.

De acordo com a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, as banana são excelentes fontes de nutrientes essenciais à saúde. “Elas possuem boa quantidade de carboidrato, potássio, magnésio, além de fibras”, esclarece, em nota.

A fruta, que ocupa mais de 465 mil hectares de áreas plantadas no mundo, pode ser ingerida in natura nos intervalos das refeições, com a comida ou em receitas doces, como bolos, tortas e vitaminas, e salgadas, como farofas e pratos adaptados para vegetarianos e veganos, como moqueca de banana.

Benefícios da banana

A banana possui diversos benefícios para a saúde. Geralmente, é lembrada após a realização de atividades físicas, caminhadas ou corridas, por ser rica em potássio, mineral que atua na função cardíaca e muscular. Mas também possui carboidratos, responsáveis por fornecer energia para as células, e magnésio, que fortalece as estruturas óssea, dentária e muscular. E por ser rica em fibras, ajudam na sensação de saciedade e no bom funcionamento do sistema digestivo.

A nutricionista Renata Guirau ressalta que o consumo regular da fruta auxilia o raciocínio, a memorização e a concentração. “A banana é rica em antioxidante, que ajuda a retardar o envelhecimento e promove a produção de colágeno. Por conter vitamina B6 e triptofano, um aminoácido que atua na síntese da serotonina, conhecido como “hormônio da felicidade”, melhora o humor e o sono”, destaca.GR

Agropecuária-COnfiança-1