Descriminalizar maconha pode aumentar dependência e ter efeitos nocivos, diz psiquiatra

Início » Blog » Descriminalizar maconha pode aumentar dependência e ter efeitos nocivos, diz psiquiatra

A psiquiatra americana Anna Lembke está em uma cruzada contra a ideia de que toda dor deve ser medicada. Ela é professora da escola de medicina da Universidade Stanford e autora de “Nação Dopamina”, publicado no Brasil pelo selo Vestígio e que figura na lista dos mais vendidos há um ano. Seu primeiro livro, “Nação Tarja Preta”, está prestes a ser lançado por aqui.

Lembke escreve a partir das suas experiências clínicas com o tratamento de dependentes químicos. Em entrevista à Folha de S.Paulo, ela diz como a busca do prazer nos deixa à mercê de comportamentos compulsivos. “Tudo se tornou mais potente, mais acessível, mais abundante e inovador, de tal forma que tudo tem o potencial de se tornar uma droga, seja a comida que comemos, ou os jogos que jogamos, ou o sexo que fazemos.”

Segundo a médica, o Brasil precisa ficar atento ao excesso de prescrições de opioides para evitar uma pandemia nos moldes da americana, onde foi criado um ciclo de dependência e abuso destes medicamentos. De acordo com o Centro para Prevenção e Controle de Doenças do governo americano, 75% das cerca de 107 mil mortes por overdose nos EUA em 2021 envolveram um opioide. “As taxas de prescrição estão aumentando no Brasil, então há alguns sinais iniciais que sugerem que o país deve se preocupar”, alerta. JBr

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a