/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_1f551ea7087a47f39ead75f64041559a/internal_photos/bs/2025/M/5/mIAQOTTsmlFXTO6gaShA/blog-rothko.jpg)
Uma criança danificou uma pintura de Mark Rothko avaliada em aproximadamente US$ 56 milhões (R$ 318 milhões) após “riscá-la” durante visita a um museu na Holanda na semana passada.
A criança, que não foi identificada, conseguiu danificar a obra abstrata do pintor americano de 1960 que era exibida com destaque no Museu Boijmans Van Beuningen, em Roterdã.
“A pintura ‘Cinza, Laranja sobre Marrom, nº 8’, de Mark Rothko, sofreu danos superficiais depois que uma criança tocou na pintura enquanto ela estava em exposição”, afirmou o museu em um comunicado. “”Como resultado, pequenos arranhões são visíveis na camada de tinta sem verniz na parte inferior da pintura”, acrescentou.
A pintura central já foi removida da exposição, contou o “Algemeen Dagblad”. A direção do museu está procurando restauradores para trabalharem na obra.
“Foram requisitados especialistas em conservação na Holanda e no exterior. Atualmente, estamos pesquisando os próximos passos para o tratamento da pintura”, disse um porta-voz do museu.
Nascido Markus Yakovlevich Rothkowitz (1903-1970), Rothko foi um pintor americano de origem letã. Imigrou com sua família de Dvinsk para os EUA em 1913, quando ele tinha 10 anos. Ele é classificado como um expressionista abstrato, embora o artista tenha rejeitado esse rótulo. Extra