Copa do Mundo ameaça futuro de vendedores ambulantes no México

Início » Blog » Copa do Mundo ameaça futuro de vendedores ambulantes no México

De seu food truck de ramen na Cidade do México, o japonês Satoru Hasuike sonha que a Copa do Mundo de 2026 impulsione seu negócio, mas famílias inteiras dedicadas à comida de rua veem com angústia como a festa futebolística ameaça seu sustento diante de uma iminente realocação.

Ingrediente indispensável da capital mexicana e um de seus grandes atrativos para os visitantes estrangeiros, a comida de rua é a máxima expressão da economia informal que, nesta megacidade, emprega, segundo dados oficiais, quase 1,5 milhão de pessoas.

A Copa do Mundo será realizada de 11 de junho a 19 de julho nos Estados Unidos, Canadá e México, cuja capital sediará a partida de abertura.

O epicentro da competição de futebol na Cidade do México estará no maior estádio do país, o Azteca, cercado há décadas por corredores de barracas improvisadas, montadas com ferros e plásticos.

Mas os vendedores ambulantes já foram avisados pelas autoridades locais de que devem deixar a área – e possivelmente não voltar.

“A expectativa é nula”, diz à AFP Alejandra Zarazúa, uma vendedora de 55 anos, sobre como esses comerciantes encaram o maior evento do futebol.

“Me preocupa saber de onde vou gerar minha renda para sobreviver”, diz essa ex-funcionária de hospital que, há um ano, vende gelatinas sobre uma mesinha ao lado do pai, um engraxate com duas décadas de trabalho na região.

Como ela, cerca de vinte barracas sem permissões oficiais – as mais próximas do Azteca – aguardam desde meados do ano a ordem para desocupar o local e serem instaladas em uma avenida próxima, já cheia de comércio ambulante. IE

Zé Ronaldo Multimarcas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Image 2025-10-16 at 19.16.10
Solar
Blog do Toninho propaganda do blog
Agropecuária Confiante
iNTELL soLAR
BETOMIX manutenção
Todo dia Serv Festa
Quitanda do Mário
JV MOTORS
Blog no YouTube
Agência Moré de Notícias