Comissão vai analisar se joias da Arábia Saudita foram presentes ou propina

Início » Blog » Comissão vai analisar se joias da Arábia Saudita foram presentes ou propina

G1
COMISSÃO DE TRANSPARÊNCIA E FISCALIZAÇÃO
Recém-eleito para presidir a Comissão de Transparência e Fiscalização, o senador Omar Aziz (PSD-AM) anunciou que o primeiro trabalho à frente do grupo será investigar se os R$ 16 milhões em joias transportados pelo ex-ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque eram presentes ou propina.

SERÁ FEITO PENTE FINO
Aziz pedirá um pente-fino em todos os negócios fechados pelo governo Bolsonaro com o mundo árabe, especialmente com fundos de pensão ligados ao governo da Arábia Saudita. Ele não está convencido de que as joias eram um presente.

MANEIRA QUE FORAM TRANSPORTADAS
Além do valor, a forma como as joias foram transportadas também chamam atenção. A própria Receita Federal considera “não usual” o ingresso do suposto presente, num pacote transportado por um membro da comitiva do ministro.

PRESENÇA DO ITAMARATY
O que a Receita chama de burocracia é uma estrutura azeitada no Itamaraty e no cerimonial da Presidência da República para cuidar de presentes oficiais. Geralmente, o que ocorre são trocas de mimos de baixo valor e que remetem à cultura do país. As autoridades não se envolvem diretamente no assunto. Geralmente, só aparecem para fazer a foto. Quem cuida de tudo é o cerimonial da Presidência e o Itamaraty. Transportar o presente, nem pensar.

15:25:54

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a