Com apoio da Nasa, SpaceX lança módulo de pouso lunar de empresa privada

Início » Blog » Com apoio da Nasa, SpaceX lança módulo de pouso lunar de empresa privada
Foguete Falcon 9 decola de base na Flórida (Crédito: AFP)

O foguete Falcon 9 da SpaceX decolou durante a madrugada desta quinta-feira, 15, do Centro Espacial Kennedy da Nasa, despachando o módulo de pouso lunar da Intuitive Machines a caminho da Lua, há 370 mil quilômetros de distância. Se tudo correr bem, a tentativa de aterrissagem ocorrerá em 22 de fevereiro deste ano, após um dia em órbita lunar e será o primeiro pouso privado na Lua.

A Nasa, o principal patrocinador com experimentos a bordo, espera que o pouso seja bem-sucedido na próxima semana, pois busca impulsionar a economia lunar antes das missões de astronautas.

Apenas cinco países – EUA, Rússia, China, Índia e Japão – conseguiram fazer um pouso lunar e nenhuma empresa privada ainda o fez. Os EUA não retornaram à superfície lunar desde o fim do programa Apollo, há mais de cinco décadas.

“Foram muitas noites sem dormir nos preparativos para isso”, disse Steve Altemus, cofundador e executivo-chefe da Intuitive Machines, antes do voo.

A empresa sediada em Houston pretende pousar seu módulo de aterrissagem de seis pernas e 4,3 metros de altura a apenas 300 quilômetros do polo sul da Lua, o que equivale a pousar na Antártica, na Terra. Essa região – repleta de crateras e penhascos traiçoeiros, mas potencialmente rica em água congelada – é onde a Nasa planeja pousar os astronautas ainda nesta década. A agência espacial disse que seus seis experimentos de navegação e tecnologia no módulo de pouso podem ajudar a facilitar o caminho. Estadão Conteúdo

 

Agropecuária-COnfiança-1