Cinco perguntas para o advogado Álvaro Ferreira Egea

Início » Blog » Cinco perguntas para o advogado Álvaro Ferreira Egea


Entrevista
CINCO PERGUNTAS PARA O ADVOGADO ÁLVARO EGEA


01 – De onde é natural?
ÁLVARO EGEA – Sou natural de Presidente Venceslau. Nasci em dezembro de 1954 no sítio do meu avô, localizado no bairro do Serrado, no município de Presidente Venceslau. Meus pais eram agricultores, e frequentei a escola rural do bairro até concluir o antigo 3º ano primário.

02 – Onde reside atualmente?
ÁLVARO EGEA – Mudei-me para São Paulo em janeiro de 1970, acompanhando meus pais. Viajamos de trem, eu, meu pai e minha irmã mais velha, para São Paulo. Naquela época, o trem de passageiros da antiga Estrada de Ferro Sorocabana ainda estava em operação.

03 – Mantém vínculos familiares em Presidente Venceslau?
ÁLVARO EGEA – Tenho alguns parentes na cidade, embora em número reduzido. Minha tia Mercedes Egea faleceu aos 97 anos em 2021. Possuo um primo na cidade e mantenho muitas amizades, algumas delas remontando à infância. Além de advogado, sou proprietário de um sítio e atuo profissionalmente e politicamente na cidade e na região.

04 – Soubemos que está escrevendo um livro de memórias de sua família.
ÁLVARO EGEA – Sim, estou envolvido em pesquisa, ouvindo relatos e reunindo fotos e documentos. Meu avô paterno, um espanhol, chegou ao Brasil em 1912 e em Presidente Venceslau em 1928, sendo um dos pioneiros da região. Meu avô materno, natural da Bahia, mais especificamente de Guanambi, chegou a São Paulo em 1916. As duas famílias coincidentemente chegaram na região mesma época. Meu avô materno adquiriu um sítio no bairro do Serrado após trabalhar na Fazenda Santa Sofia. São pessoas simples, cujas histórias de vida merecem ser resgatadas do anonimato.

05 – Algum destaque especial neste registro de memórias?
ÁLVARO EGEA – A pesquisa está revelando detalhes fascinantes. Meu avô espanhol chegou ao Brasil de navio, desembarcando no porto de Santos. Já meu avô baiano veio a pé de Guanambi até a região de Ribeirão Preto, percorrendo aproximadamente seis léguas por dia. Ambos vieram a São Paulo em busca de trabalho e construíram uma vida aqui, alcançando sucesso em seus empreendimentos. AMN

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a