Cientistas tentam descobrir origem de verme de 8 centímetros encontrado no cérebro de mulher

Início » Blog » Cientistas tentam descobrir origem de verme de 8 centímetros encontrado no cérebro de mulher
O espécime de "Ophidascaris robertsi" que foi extraído vivo do cérebro da mulher por cirurgiões no hospital de Canberra — Foto: Camberra Health
O espécime de “Ophidascaris robertsi” que foi extraído vivo do cérebro da mulher por cirurgiões no hospital de Canberra — Foto: Camberra Health

Médicos do hospital de Camberra, na Austrália, se surpreenderam ao retirar de dentro do cérebro de uma paciente um verme vivo de 8 centímetros. A mulher, uma idosa de 64 anos que mora no sudeste de New South Wales, foi internada pela primeira vez no hospital local no final de janeiro de 2021, após sofrer três semanas de dor abdominal e diarreia, seguida de tosse seca constante, febre e suores noturnos.

No ano passado, aumentaram os sintomas: ela se queixava também de esquecimento e depressão, o que levou ao encaminhamento para o hospital de Camberra, conforme relato do jornal The Guardian. Ali, uma ressonância magnética do seu cérebro revelou anormalidades que exigiam cirurgia, realizada pelo neurocirurgião Hari Priya Bandi.

“Os neurocirurgiões lidam regularmente com infecções no cérebro, mas esta foi uma descoberta única na carreira. Ninguém esperava encontrar isso”, relatou Sanjaya Senanayake, colega de Bandi. “Ele disse: você não vai acreditar no que acabei de encontrar no cérebro desta senhora – está vivo e se contorcendo”, acrescentou Senanayake.

A descoberta surpreendente levou uma equipe do hospital a se reunir rapidamente para descobrir que tipo de lombriga era, a fim de decidir sobre qualquer tratamento adicional que a paciente pudesse necessitar.

“Camberra é um lugar pequeno, por isso enviamos o verme, que ainda estava vivo, direto para o laboratório de um cientista do CSIRO [Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation], que tem muita experiência com parasitas. Ele apenas olhou para o verme e disse: ‘Meu Deus, este é Ophidascaris robertsi’“, relatou Senanayake.

Ophidascaris robertsi é uma lombriga geralmente encontrada em cobra pítons. O episódio foi registrado como o primeiro caso mundial desse parasita encontrado em humanos. Época

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a