A chuva voltou a preocupar os moradores do Rio Grande do Sul que ainda se recuperam das enchentes enfrentadas durante o mês de maio. De acordo com a MetSul Meteorologia, novas inundações devem ocorrer no estado por conta dos elevados volumes de chuva esperados para esta semana.
As precipitações são causadas por uma a frente fria que chegou ao estado durante o sábado e deve permanecer na região por causa do bloqueio atmosférico associado ao ar seco e quente no Centro do Brasil.
Segundo a MetSul, os maiores volumes de chuva concentram-se desde sábado sobre a Serra Gaúcha e os Campos de Cima da Serra, com marcas de 100 mm a 150 mm em alguns pontos e que tendem a se elevar ainda mais.
O acumulo de chuva durante o fim de semana já fez com que os rios Caí e Taquri ultrapassassem a cota de inundação em algumas cidades.
De acordo com o Climatempo, nos próximos dias, as chuvas devem avançar também sobre Santa Catarina, e o maior volume acumulado deve acontecer no oeste catarinense, onde há risco de temporais. Em Florianópolis e no nordeste do Estado, não há expectativa de chuva.
A condição de chuvas intensas na região tem afetado a economia em diversas áreas, principalmente na produção de alimentos, uma vez que a região é uma importante produtora de carnes e grãos, como arroz. ISTOÉ