Campeã olímpica Tandara é condenada a quatro anos de suspensão por doping

Início » Blog » Campeã olímpica Tandara é condenada a quatro anos de suspensão por doping

Campeã olímpica nos Jogos de Londres 2012, Tandara foi condenada a quatro anos de suspensão, pena máxima, por doping em julgamento realizado nesta segunda-feira com duração de quase oito horas. Os três Auditores do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) foram unânimes na decisão, que tira a jogadora das quadras até 2025. A informação foi publicada pelo “Olhar Olímpico” e confirmada pelo LANCE!.

A oposta de 33 anos foi suspensa preventivamente no dia 5 de agosto de 2021, durante os Jogos de Tóquio, após resultado analítico adverso para a substância Ostarina, em exame surpresa realizado no dia 7 de julho daquele ano. A defesa ainda poderá recorrer à Corte Arbitral do Esporte (CAS), na Suíça.

A Ostarina é um SARM, ou seja, um modulador seletivo de receptor de androgênio. Esse tipo de substância tem comercialização proibida no Brasil e seus resultados são semelhantes aos proporcionados por esteroides anabolizantes. O ganho de explosão muscular sem ganho de peso é um deles.

Os SARMs se popularizaram no Brasil nos últimos anos. Com a contestável promessa de proporcionar efeitos anabólicos com menores danos à saúde, produtores de suplementos apostaram na ideia. Apesar da proibição, eles são facilmente encontrados no país pela internet.

Lance

11:20:03

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a