Calor intenso até sábado

Início » Blog » Calor intenso até sábado

Uma onda de calor está prevista para atuar até este sábado, 26, e as temperaturas podem chegar a 40°C em pleno inverno. Segundo o professor Micael Amore Cecchini da IAG (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas) USP (Universidade de São Paulo), o país vai enfrentar nesta penúltima semana de agosto o calor normalmente registrado entre setembro e outubro.

Efeito chamado de “jatos de baixos níveis” pode ter relação com as altas temperaturas. Além dele, há o fenômeno El Niño e as consequências das mudanças climáticas. Normalmente, essa onda de calor é registrada entre os meses de setembro e outubro.

Ainda de acordo com o professor, há um terceiro motivo para as altas temperaturas: as mudanças climáticas. “Desde a década de 40, o mês de julho foi registrado como o mais quente em todo o globo e o mês de agosto pode chegar próximo disso”, completou.

Em julho, a temperatura foi de 0,72°C acima da média global e isso fez com que diversos países da Europa fossem atingidos pelo calor extremo. Inclusive, algumas regiões ficaram em estado de alerta para incêndios. MARINA MIANO CARDOSO/ISTOÉ

TEMPO EM PRESIDENTE VENCESLAU
Temperatura de 33,6° (às 15h06). Não chove. Vento sul de 19 km/h. Umidade relativa do ar em 35%. O sol se põe às 18h14. Observação: A temperatura ultrapassou a náxima prevista para hoje, 33°. A partir das 16 horas a temperatura entra em declínio. No começo da noite estará em 28°.

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a