Calor faz ar de São Paulo ficar mais seco; Defesa Civil decreta alerta

Início » Blog » Calor faz ar de São Paulo ficar mais seco; Defesa Civil decreta alerta
Calor faz ar de São Paulo ficar mais seco; Defesa Civil decreta alerta
Ibirapuera, São Paulo

A onda de calor que tem provocado aumento das temperaturas em vários Estados do Centro-Sul do País fez a Defesa Civil de São Paulo decretar, na tarde desta segunda-feira, 19, estado de alerta para a capital paulista por conta do tempo seco. Segundo o órgão, a menor a umidade relativa do ar registrada entre todas as estações da cidade, ao longo do dia, foi de 13,5%, captada na estação da Sé, no centro, por volta das 17h.

Conforme o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, regiões como Perus (zona norte) e Itaquera (zona leste), registraram umidade relativa do ar de 19% e 17%, respectivamente. Com a elevação gradual dos índices, o estado de alerta da Defesa Civil passou para o status de “observação” no fim da tarde, por volta das 18h.

Este já é o terceiro dia marcado pelo tempo muito seco na cidade. No último sábado, 17, São Paulo teve o menor índice médio de umidade relativa do ar dos últimos três anos, com 20,5%. No domingo, a capital paulista teve a menor umidade relativa do ar absoluta de 2024: 13,2%, registrados na estação meteorológica automática da Sé, de acordo com o CGE.

Ainda conforme os dados do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura, a cidade já acumulou volume de chuva no mês de 33,4mm, 12,1% acima do esperado para agosto (29,8mm). O total foi alcançado com as precipitações que aconteceram nos últimos dias 9 e 10.

A tendência para os próximo dias é de permanência do calor, altas amplitudes térmicas e baixa umidade do ar. O cenário é resultado de um bloqueio atmosférico que tem provocado essa grande massa de ar seco. “Essa condição meteorológica facilita a propagação de queimadas e incêndios, e aumenta a concentração dos poluentes nos grandes centros urbanos”, alerta o CGE.

Com isso, os próximos dias na capital poderão ser de temperaturas máximas igual ou superior a 30°C, e umidade do ar próxima a abaixo dos 30%.

Na terça-feira, 20, o predomínio de sol manterá a temperatura elevada. Entre o fim da tarde e a noite, a entrada de uma brisa marítima alivia o calor e eleva os porcentuais de umidade. A noite terá céu nublado, mas com baixa probabilidade de chuva. A previsão é de mínima de 16°C e máxima de 30°C.

Na quarta-feira, 21, o cenário atmosférico não deve mudar, segundo a Prefeitura. A manhã será marcada por formação de névoa úmida e termômetros em torno dos 16°C. Já a tarde será mais quente e menos úmida, com formação de névoa seca e máxima de 30°C.

O calor deve persistir até o fim da semana, quando as temperaturas poderão cair com a aproximação de uma nova frente fria. EC

 

arlei
Blog do Toninho propaganda do blog
Agropecuária Confiante
iNTELL soLAR
Todo dia Serv Festa
Quitanda do Mário
JV MOTORS
Blog no YouTube
Agência Moré de Notícias