Bruno Dassie diz que Sem Terras são os responsáveis pela pobreza da região e que assentados chegam a trocar terra por galinhas

Início » Blog » Bruno Dassie diz que Sem Terras são os responsáveis pela pobreza da região e que assentados chegam a trocar terra por galinhas
Vereador Bruno Dassie é o líder do governo da prefeita Bárbara Vilches na Câmara Municipal (TM/AMC)

AGÊNCIA MORÉ – No discurso desta segunda-feira na Câmara Municipal de Presidente Venceslau, o vereador Bruno Dassie (PV) voltou a falar sobre a regularização fundiária no pontal.

Ao defendê-la, Dassie disse que a responsabilidade da pobreza e da falta de investimentos na região é do Movimento de Sem Terra. Também falou que depois de assentados, muitos do que estavam no movimento trocam as terras por carros ou até galinhas.

Ouçam o discurso. Colhemos o áudio do vídeo produzido e mostrado ao vivo pela Câmara Municipal no YouTube. Aperte o play:

12:04:29

Respostas de 3

  1. PRESIDENTE VENCESLAU | Em discurso na Câmara Municipal de Presidente Venceslau, na última segunda feira, vereador Bruno Dassie (PV) – na foto ao lado do ex-presidente derrotado nas urnas em 2022 – destilou discurso equivocado sobre os sem terra. Na ocasião disse o vereador: “(…) a nossa região é uma das regiões mais pobres, se não for a mais pobre do estado, graças ao Movimento dos Sem Terra (…)”. A afirmação é mentirosa e demonstra o desconhecimento sobre o processo histórico de formação do Pontal do Paranapanema.

    A luta pela reforma agrária desenvolvida por aqui desde a década de 1980, e nos anos de 1990 com a presença mais evidente do MST, desencadeou o processo de desenvolvimento regional, já que contribuiu para desconcentrar parte da terra que estava nas mãos de poucos fazendeiros latifundiários (com parcela importante oriunda da grilagem). Desse processo de luta foram construídos 117 assentamentos rurais, que ocupam 150 mil hectares e, no total, abrigam 7200 famílias no Pontal.

    São as famílias assentadas as responsáveis pela produção de alimentos, muitos destes agroecológicos e livres de agrotóxicos que abastecem a nossa região. Com os assentamentos, houveram melhorias na qualidade de vida, educação, saúde e do desenvolvimento regional e das cidades do Pontal. Ou seja, foi a luta por reforma agrária que permitiu melhorias para o Pontal do Paranapanema, pois a concentração fundiária baseada na grilagem de terras foi enfrentada pelos movimentos populares.

    O vereador demonstrou com seu discurso que nada sabe sobre reforma agrária e muito menos sobre o desenvolvimento da nossa região!

    https://www.instagram.com/p/CqIkdVkO3p7/?igshid=MDJmNzVkMjY=

  2. Deve ter muita terra pra tá defendendo fundiário kkkkkkkkk essa vergonha foi no débito

instagram (5)
Blog no YouTube
Agência Moré de Notícias