Brasileiros ficam fora da terceira lista de estrangeiros autorizados a sair de Gaza

Início » Blog » Brasileiros ficam fora da terceira lista de estrangeiros autorizados a sair de Gaza

O grupo com 34 pessoas que aguarda em Khan Younis, na Faixa de Gaza, para voltar ao Brasil ficou fora da terceira lista de estrangeiros autorizados nesta sexta-feira (3) a deixar a região pela passagem de Rafah. A passagem foi aberta na quarta-feira (1º) para permitir que os portadores de passaportes estrangeiros possam sair do território palestino bombardeado por Israel.

Os países contemplados desta vez foram Alemanha, Estados Unidos, Itália, Indonésia, México e Reino Unido. No total, passaram para o Egito 571 pessoas, dentre as quais 367 norte-americanos e 127 britânicos. A liberação é resultado de um acordo entre o governo do Catar com Israel, Egito e o Hamas.

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, conversou por telefone na quinta-feira (2), com Sameh Shoukry, chanceler do Egito. Segundo o Itamaraty, Vieira reiterou o pedido da liberação para os brasileiros para que possam entrar em território egípcio e serem repatriados. Com esse já foram cinco contatos do ministro com as autoridades egípcias, sendo um deles de maneira presencial.

“Ainda não há previsão concreta para a saída dos brasileiros. O Brasil continuará a fazer gestões junto às autoridades locais até que se dê a saída dos brasileiros em Gaza”, afirmou o Itamaraty ao R7.

Wael Abou Mohssen, porta-voz da administração da parte palestina da passagem de Rafah, informou em um comunicado que dois ônibus com um total de “cem passageiros portadores de nacionalidades estrangeiras” cruzaram a fronteira para o Egito na quinta-feira pela manhã.

O número exato de pessoas que serão autorizadas a entrar hoje em território egípcio é desconhecido, embora o Ministério das Relações Exteriores egípcio tenha estimado em 7.000, de 60 nacionalidades, o total de palestinos com passaporte estrangeiro e de cidadãos de outros países que devem chegar ao país africano. R7

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a