Brasil supera Itália e lidera produção mundial de panetones

Início » Blog » Brasil supera Itália e lidera produção mundial de panetones

Do Duomo de Milão ao “salto da bota” do mapa da Itália, Salento, não há nenhuma região italiana que não possa se vangloriar e ter um mestre confeiteiro premiado em competições de panetone.

Mas enquanto os italianos saboreiam o doce de fim de ano convencidos de degustar uma exclusividade “made in Italy”, em escala global os números de produção do mercado são liderados pelo Brasil, com cerca de 200 milhões de peças ao ano.

O país ainda é seguido do Peru, e a Itália aparece apenas em terceiro lugar, com uma produção média anual de 50 milhões de produtos, entre industriais e artesanais.

A consolidação da liderança mundial brasileira é herança do empreendedor italiano Luigi Bauducco (1932-2020), que veio para o país sul-americano com os pais, Carlo Bauducco e Margherita Constantino.

A família abriu uma confeitaria no Brás, bairro de São Paulo, que foi crescendo até se tornar a empresa que é, até hoje, a maior produtora de panetones do mundo.

“No mundo, não se pode falar em um só panetone, mas em panetones, e cada um deles conta uma história diferente”, sinaliza o Centro de Estudos de Degustadores, cooperativa italiana fundada em 1990. ANSA

 

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a