O Brasil poderá ter a maior alíquota de Imposto de Valor Agregado (IVA) do mundo, caso a Câmara dos Deputados mantenha o texto aprovado pelo Senado na última semana. A tendência é que o país ultrapasse a Hungria, que atualmente tem o maior imposto do mundo.
Dados do Ministério da Fazenda apontam que o texto aprovado pelo Senado na última semana elevou o imposto para 28,5%, em comparação aos 26,5% previstos inicialmente. A alíquota seria 1,5 ponto percentual maior que a da Hungria, que cobra 27% de IVA em seus produtos.
Esse valor, de acordo com o texto, será cobrado de forma escalonada até 2032, sendo o governo obrigado a apresentar um projeto para reduzir benefícios fiscais e retomar a cobrança na trava estabelecida de 26,5%.
Um dos motivos que fizeram a alíquota disparar é a necessidade de compensar a perda de receitas com a simplificação da reforma tributária. O especialista em direito tributário Gabriel Santana Vieira lembra que o projeto reduziu benefícios fiscais, fazendo com que a alíquota-padrão fosse elevada neste primeiro momento. ID