Áustria condena alpinista que deixou namorada em montanha

Início » Blog » Áustria condena alpinista que deixou namorada em montanha

Um tribunal da Áustria condenou um alpinista de 37 anos a cinco meses de prisão (pena suspensa) e multa de 9.400 euros pela morte da namorada, de 33 anos, por hipotermia durante uma escalada de inverno ao Grossglockner em janeiro de 2025.

A Justiça considerou que houve negligência grave, apontando falhas no planejamento da trilha, no fornecimento de equipamentos adequados e na condução da situação quando o clima piorou. O réu deixou a companheira exausta e desorientada próxima ao cume para buscar ajuda, mas não utilizou um cobertor de emergência disponível e demorou a acionar corretamente o resgate.

A promotoria destacou que ele era o mais experiente e, na prática, atuava como guia. Um perito classificou sua comunicação com equipes de salvamento e suas técnicas como inadequadas. O juiz afirmou que ele subestimou os limites da parceira e demorou a interromper a escalada.

O réu declarou estar arrependido e disse que as decisões eram compartilhadas, mas a sentença concluiu que a vítima confiava sua segurança a ele. O caso reacendeu o debate na Áustria sobre responsabilidade legal em atividades de montanhismo, onde acidentes são frequentes, mas raramente resultam em processos judiciais.

Restaurante e Posto Arlei

POSTO PAJÉ IA normal
HOTEL ARLEI banner ia
Restaurante Arlei
PADARIA SALUSTIANO anúncio de entrada
16. Farmais
26-06 -Planos E
7. Vale
Otica Canto do olho ia
8. Agropecuaria-Confiante
9. JV-MOTORS-vermelho
11. interação
12. todo-dia
19. Edcar
art
40956668-3505-4ab0-9eb2-00381f8e1a13
a5d5d742-7f04-4a02-aeab-e928aaeb1ba5
Sonic tela ia
BETOMIX-ia
Cooperótica
Hidrocalhas
pizzaria tremendão
quitanda
77ac6ac0-9338-40d8-a882-a781b93d4485
SM-ARTEFATOS-DE-CIMENTO-entrada
triunfal.png
Blog do Toninho redes sociais ia