Astrônomos encontram ‘bolha de galáxias’ originada no início do Universo

Início » Blog » Astrônomos encontram ‘bolha de galáxias’ originada no início do Universo
'Bolhas de galáxias' têm 1 bilhão de anos-luz de diâmetro e é 10 mil vezes maior que Via Láctea
‘Bolhas de galáxias’ têm 1 bilhão de anos-luz de diâmetro e é 10 mil vezes maior que Via Láctea ‘Bolhas de galáxias’ têm 1 bilhão de anos-luz de diâmetro e é 10 mil vezes maior que Via Láctea DANIEL POMAREDE E FREDERIC DURILLON/ANIMEA STUDIO/CEA/AFP – 07.09.2023

Um grupo de astrônomos descobriu a primeira “bolha de galáxias”, uma estrutura colossal cujas origens remontam ao início do Universo, há quase 140 mil anos, segundo um estudo publicado na revista Astrophysical Journal esta semana.

Deve ser imaginada como uma estrutura com 1 bilhão de anos-luz de diâmetro, ou seja, 10 mil vezes maior que a nossa galáxia.

Localizada no que os astrônomos chamam de “universo próximo”, a cerca de 820 milhões de anos-luz da Via Láctea, é como uma “concha esférica com um coração”, explica à AFP o pesquisador francês Daniel Pomarède, astrofísico e coautor do estudo.

O coração desta concha é o superaglomerado de galáxias Bouvier, rodeado por um grande vazio e envolvido por outros superaglomerados e filamentos galácticos, como a grande muralha de Sloan.

A descoberta faz parte de “um processo científico muito longo”, segundo Pomarède, já que valida um fenômeno descrito em 1970 pelo cosmólogo americano e futuro Prêmio Nobel da Física, Jim Peebles. R7

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a