/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/1/E/NwCxPvTTmVrEAWZg2iYQ/destaque-joias-bbc.jpg)
O Reino Unido vai enviar a Gana algumas das “joias da coroa” do país, 150 anos após saqueá-las da corte do rei Asante.
Um cachimbo da paz de ouro está entre os 32 itens que retornarão a Gana sob acordos de empréstimo de longo prazo, revela a BBC.
Serão 17 peças do Victoria & Albert Museum (V&A) e outras 15 do Museu Britânico.
O negociador-chefe de Gana disse esperar “um novo senso de cooperação cultural” após gerações de hostilidade.
Alguns museus nacionais no Reino Unido, como o V&A e o Museu Britânico, são proibidos por lei de devolver permanentemente itens de suas coleções que sejam alvo de contestação, e acordos de empréstimo como esse são vistos como uma forma de permitir que os objetos retornem a seus países de origem.
Alguns dos países que reivindicam artefatos disputados temem, porém, que empréstimos possam ser usados para sugerir reconhecimento de propriedade do Reino Unido.
Tristram Hunt, diretor do V&A, disse à BBC que os itens de ouro das joias da corte são o equivalente às britânicas “joias da Coroa”.
Entre os itens que estão sendo emprestados, a maioria levada durante as guerras do século 19 entre britânicos e os Asante, estão uma espada de Estado e emblemas de ouro usados por funcionários encarregados de limpar a alma do rei. G1