Aniversário da cidade é assunto para Patrícia Lopes de Oliveira

Início » Blog » Aniversário da cidade é assunto para Patrícia Lopes de Oliveira

Aniversário de Presidente Venceslau
AMANHÃ MINHA CIDADE COMEMORA 97 ANOS


Lembro com saudade dos tempos em que acordávamos com a banda do Sêo Ameixa. Sei de cor o som da música que ressoava cedinho por toda a cidade. E animados íamos para escola para desfilar na av D.Pedro Il, onde tinha um palanque com autoridades. Parece que foi ontem…

Na maioria das vezes enfrentávamos um frio daqueles. Minha escola passava pelo túnel e o vento frio sempre fez parte daquelas manhãs. Mas, quando chegava a nossa hora de desfilar, passávamos orgulhosos naquela avenida repleta de gente de todos os lados. Sentimento que não se esquece. Desfilei pelo Cabral, pelo GE e pelo Álvaro Coelho. Desfilei desde os seis anos.

Dois de setembro era uma festa!

As pessoas, as famílias desciam cedinho para a avenida, em frente a praça Nicolino Rondó, para se acomodarem nos melhores lugares. Tinha pipoqueiro, algodão doce e gente vendendo todo tipo de quinquilharias. Tinha tanta alegria!

A semana da pátria tinha gosto de festa na minha pequena cidade. Pequena em extensão e grande no amor que cada um tinha um pelos outros. Não deveria existir lugar melhor para se morar, pensava eu naqueles instantes.

Tempos depois, tínhamos as fanfarras, com seus uniformes impecáveis, marcha sincronizada com o nosso desejo de encantar e o som dos instrumentos atravessaram o tempo e permanecem no intocável de nossas memórias.
Dois de setembro de nossas vidas, das nossas lembranças mais lindas.

O tempo acabou por afastar muitas pessoas. Naqueles dias eu não imaginava que isso.poderia acontecer. Muitos se mudaram, outros já se foram e a vida seguiu seu curso natural.

Hoje, tudo é muito diferente.
A ingenuidade daqueles momentos, a simplicidade daquelas manhãs não temos mais.
Hoje, só a saudade desfila em nossos pensamentos.

Com o tempo decidiram “profissionalizar o desfile. E o primeiro realizado a noite foi há muito tempo. Tinha refletores, reuniões que calculavam tudo, revistas com propagandas do prefeito, dinheiro para as escolas desfilarem a perfeição. Tudo milimetricamente pensado e mecanicamente executado. Lembro de ter sentido uma tristeza profunda. Quem entenderia?

Onde estavam as crianças que não paravam nos carros alegóricos. Que buscavam no meio da multidão o rosto do pai, da mãe, dos irmãos e dos amigos. Onde estavam?
Onde estava a simplicidade, a espontaneidade, o sorriso de quem se divertia com esse dia.

Onde estava a magia do nosso dois de setembro?

Não é uma data para o prefeito tentar se exaltar. Não é!
O desfile de frotas de veículos é uma afronta as nossas doces lembranças.

Gostaria de ver o desfile nas manhãs de dois de setembro novamente. O sol a iluminar a avenida, o rosto das crianças, os sonhos de cada um. E se frio tivesse, a coragem e a força para que destemidos, invadissem a avenida com todo o seu amor. Jovens valentes, ousados, fortes, aguerridos. Filhos de Presidente Venceslau! E orgulhosos por isso! Envaidecidos e honrados por isso!

Amanhã, nossa cidade, dona de tantas histórias, completará 97 anos. Que todos os venceslauenses possam se unir em gratidão por essa terra tão abençoada. Essa terra que nos acolhe desde o nascimento. Terra que nos viu crescer, estudar, se divertir e ir em frente, apesar de tudo.

Presidente Venceslau de nossos pais e avós. Da nossa infância livre, dos nossos jardins, das nossas escolas e seus professores. Presidente Venceslau de nossos amigos tão queridos.

Que o amor pela nossa cidade, desperte o desejo de vê-la cada vez melhor. Eu só tenho a agradecer todos os dias em que aqui vivi.

Que Deus abençoe imensamente a todos os venceslauenses e aqueles que adotaram a nossa cidade como lar. Parabéns Presidente Venceslau!


PATRÍCIA LOPES DE OLIVEIRA
Escritora


Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a