Alabama realizará primeira execução de um preso com gás nitrogênio

Início » Blog » Alabama realizará primeira execução de um preso com gás nitrogênio
O condenado por homicídio Kenneth Smith será executado no Alabama, no sul dos Estados Unidos, utilizando o método de gás nitrogênio – Alabama Department of Corrections/AFP

Um homem condenado à pena de morte será executado nesta quinta-feira (25) por inalação direta de nitrogênio no Alabama, sul dos Estados Unidos, na primeira vez que este método, considerado “tortura” pela ONU, é aplicado em uma pessoa.

A execução de Kenneth Eugene Smith, condenado a esta sentença em 1996 pelo homicídio de uma mulher — encomendado por seu marido —, será a primeira do ano nos EUA, onde desde 2023, 24 pessoas morreram através de injeções letais.

A governadora republicana deste estado, Kay Ibey, definiu um prazo de 30 horas, a partir das 06H00 de quinta-feira (03H00 em Brasília), para a realização da execução.

O procedimento tinha sido marcado para novembro de 2022, mas os funcionários da prisão não conseguiram colocar o acesso intravenoso para administrar a injeção letal no tempo legalmente previsto, após o detento ter permanecido “amarrado por várias horas”, segundo seus advogados.

O Alabama é um dos três estados do país que permitem as execuções por inalação de nitrogênio, nas quais a morte ocorre por hipóxia, ou falta de oxigênio.

O Escritório do Alto Comissário da ONU para os Direitos Humanos (OHCHR, na sigla em inglês) expressou, na semana passada, que estava “alarmado” com o procedimento utilizando um método “incipiente e não comprovado”, declarou. AFP

 

 

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a