O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa Castro, foi temporariamente afastado do comando do estado por seis meses pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ele é suspeito de chefiar um esquema milionário de corrupção que teria começado em 2020, durante a pandemia de COVID-19.
Segundo Mauro Campbell, ministro do STJ, Wanderley Castro “transformou o governo do estado de Tocantins em um verdadeiro balcão de negócios”. O grupo é investigado por corrupção, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro. A polícia acredita que, somente com as fraudes envolvendo as cestas básicas, o grupo tenha desviado R$ 73 milhões.
O esquema de corrupção teria começado em quando Wanderlei Barbosa era vice-governador. Na época, ele chefiava a distribuição de cestas básicas na Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas). Segundo a PF, foi montado um núcleo de empresários com empresas de fachada, ou em nome de laranjas, para simular a prestação de serviços não realizados. g1















