Russos relatam como é viver sob ocupação ucraniana em Kursk

Início » Blog » Russos relatam como é viver sob ocupação ucraniana em Kursk

Ofensiva surpresa da Ucrânia na região russa foi uma catástrofe para a população, que se divide entre a narrativa de Moscou de elogiar o exército russo e a crítica discreta a Vladimir Putin por ter iniciado a guerra.A incursão da Ucrânia no território russo de Kursk em agosto de 2024 pegou Moscou desprevenida, virando um vexame militar para o Kremlin. Durante sete meses, em meio à guerra comandada pelo presidente russo Vladimir Putin, as tropas ucranianas mantiveram o controle de partes da região, incluindo a cidade de Sudzha.

O longo impasse gerou uma catástrofe humanitária para milhares de habitantes locais, sujeitos ainda a uma guerra de informação. Em 26 de abril, a Rússia alegou ter recuperado o controle total da região, mas horas depois o exército ucraniano refutou a declaração, chamando-a de “truque de propaganda”.

“Ainda não está claro se estamos seguros ou não. Não temos paz porque ainda há drones… Vivemos com medo, um dia de cada vez”, disse à DW Marina, que teve de deixar sua casa com a família após a invasão ucraniana em Kursk. Milhares de moradores da região fizeram o mesmo e buscaram refúgio em locais mais distantes da linha de frente. DW

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

instagram (5)
Blog no YouTube
Agência Moré de Notícias