Em reunião realizada na manhã deste domingo (4) com vereadores de sua base aliada, a prefeita de Presidente Venceslau, Bárbara Vilches, decidiu retirar do projeto de lei da reforma da Previdência a proposta de cobrança de 14% sobre os aposentados que recebem até o teto do Regime Geral da Previdência Social (RGPS).
Segundo Bárbara, a medida atende a uma solicitação conjunta feita pelos vereadores Afonso, Cíntia, Fagner, Jeremias, Cola, Hondo, Jock e Silvana, que estiveram em seu gabinete para tratar do tema. A proposta de cobrança vinha gerando inúmeras queixas entre servidores públicos e críticas da oposição.
De acordo com o vereador Fagner Santos (Novo), a cobrança de 14% será mantida apenas para os aposentados que recebem acima do teto do RGPS, conforme estabelece o projeto.
A informação foi apurada pelo Blog do Toninho a partir da análise do áudio de um vídeo divulgado neste domingo nas redes sociais pela prefeita Bárbara Vilches.
O projeto de lei com a mudança deve ser protocolado na Câmara Municipal nesta segunda-feira.
Na sessão ordinária de hoje estava prevista a análise a emenda à Lei Orgânica que buswca igualar a idade mínima de aposentadoria de acordo com as regras do INSS que prevê idade mínima de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens.
Atualmente, os servidores municipais de Presidente Venceslau podem se aposentar com 61 anos (homens) e 55 anos (mulheres). AMN