A região de Presidente Prudente contabiliza, em 2025, mais de 15 mil confirmações de dengue até o momento. Um novo levantamento feito nesta sexta-feira pela reportagem de O Imparcial, com base nos dados do painel de arboviroses do Nies (Núcleo de Informações Estratégicas da Saúde), aponta que, no recorte que engloba os 53 municípios da 10ª RA (Região Administrativa) do Estado de São Paulo, já foram confirmados 15.457 casos da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti neste ano. Além disso, 4.128 casos e 13 óbitos estão sob suspeita.
O município de Presidente Prudente é o epicentro do número de casos confirmado de dengue na região. A maior cidade da 10ª RA, com 225 mil habitantes, soma 9.527 confirmações, 2.438 casos em investigação e oito mortes causadas pelo tipo grave da arbovirose tropical. Outros oito óbitos são investigados se ocorreram ou não por conta da dengue.
O quadro de contaminações pela doença segue alto também em Rancharia, que passou da casa de mil casos confirmados neste ano. A cidade de pouco mais de 28 mil habitantes chegou nesta sexta-feira a 1.005 confirmações de dengue e tem o 2º maior número de casos na região em 2025. Por lá, uma pessoa perdeu a vida em decorrência da doença. O IMPARCIAL