Incêndio de 10 dias na foz do Rio do Peixe destrói 900 hectares de biodiversidade no Oeste Paulista

Início » Blog » Incêndio de 10 dias na foz do Rio do Peixe destrói 900 hectares de biodiversidade no Oeste Paulista
Incêndio de 10 dias na foz do Rio do Peixe destrói 900 hectares de biodiversidade no Oeste Paulista — Foto: Apoena
Incêndio de 10 dias na foz do Rio do Peixe destrói 900 hectares de biodiversidade no Oeste Paulista — Foto: Apoena

A Associação em Defesa do Rio Paraná, Afluentes e Mata Ciliar (Apoena) enviou ao Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) um pedido de apoio emergencial no combate às chamas que atingiram, durante 10 dias, o “Pantaninho Paulista”, região da foz do Rio do Peixe junto ao Rio Paraná, entre Presidente Epitácio (SP) e Panorama (SP).

Ao g1, o presidente da Apoena e representante do Consema na região, Djalma Weffort, explicou que o incêndio teve início no dia 7 de junho, com um foco pequeno, porém, no dia 10, já havia atingido boa parte do local, habitado por espécies ameaçadas de extinção, sendo controlado somente nesta quarta-feira (19).

“Aquela é uma região brejosa, de várzea, por isso, o acesso é difícil. O incêndio tomou a vegetação úmida nas duas margens do rio, inclusive algumas ilhotas. A gente supõe que houve perda de biodiversidade”, ressaltou o ambientalista.

Participaram do combate às chamas equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar Ambiental, do Helicóptero Águia da Polícia Militar, das prefeituras locais, além de funcionários de fazendas vizinhas e de membros da própria Apoena, que deslocaram um trator para fazer o aceiro, na tentativa de cessar a propagação das chamas para as demais áreas de vegetação.

Esses episódios estão vindo cada vez mais cedo e de forma mais intensa. É o reflexo das mudanças climáticas.
— Djalma Weffort, ambientalista.

Diante disso, o pedido de ajuda ao Consema, para além do combate emergencial do fogo, visa a implementação de ações preventivas futuras para que a biodiversidade do Pantaninho Paulista seja preservada.

“Agora, o pedido está em análise pela Secretaria Executiva do órgão”, informou ao g1 Weffort. G1/Prudente
JV MOTORS
TODO DIA OFERTA
Blog no YouTube
Agência Moré de Notícias