A ministra Cármen Lúcia toma posse como presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) nesta segunda-feira, 3, e o ministro Nunes Marques ocupará a cadeira de vice-presidente. Após votação por meio de formulário eletrônico, os magistrados escolheram André Mendonça para ocupar a vaga deixada por Alexandre de Moraes como ministro efetivo do tribunal.
Esta é a segunda vez que Cármen Lúcia ocupa a presidência do tribunal. Em 2012, ela foi a primeira mulher a ocupar o cargo. Nesta ocasião, ela vai substituir o ministro Alexandre de Moraes.
À frente do TSE em 2024, Cármen Lúcia enfrentará o desafio de organizar as eleições municipais, em outubro deste ano, e colocar em prática as resoluções aprovadas para o pleito, que são: restrições ao uso da IA (Inteligência Artificial) e o combate à desinformação.
A nova composição do TSE também conta com o nome de André Mendonça, que ganhou de Dias Toffoli ao receber 10 votos dos integrantes da Corte Eleitoral. Agora ele ocupará a vaga de ministro efetivo pelo período de dois anos, renovável por mais dois. IstoÉ