O Brasil caiu 10 posições em 2023 no IPC (Índice de Percepção da Corrupção) divulgado nesta terça-feira (30). A taxa é o principal indicador sobre corrupção no mundo e é medida pela Transparência Internacional. Hoje, o país ocupa a 104º colocação entre os 180 países avaliados, com a nota de 36/100. A Dinamarca ficou em primeiro lugar, com a avaliação de 90/100.
As notas variam de 0, para as regiões consideradas mais corruptas, e 100, que indica uma política anticorrupção forte. A avaliação deixa o Brasil abaixo da média global e a média regional das Américas, com 43 pontos, além de ficar ainda mais distante das notas dos países do G20.
O estudo ressalta que, em poucos anos, marcos legais e institucionais anticorrupção que o país levou décadas para construir. “E o primeiro ano de Luiz Inácio Lula da Silva na Presidência deixa a lição de como é (e ainda será) desafiadora a reconstrução. De modo geral, o novo governo vem falhando na reconstrução dos mecanismos de controle da corrupção e, junto deles, do sistema de freios e contrapesos democráticos”, explica.
Em nota, a CGU (Controladoria-Geral da União) afirmou que vem restabelecendo a estrutura dos conselhos de políticas públicas, espaços essenciais – como reconhece o relatório da TI – para a prevenção e o controle da corrupção.
“Também estamos fortalecendo a integridade dos órgãos federais e colaborando para a implementação de programas de integridade pública, fomentando a adoção de mecanismos de prevenção à corrupção por empresas e aprimorando mecanismos de detecção e sanção de corrupção”, completa.
O ranking leva em conta dados de 13 fontes, que medem as impressões de empresários e especialistas sobre o nível de corrupção no setor público. A posição mais alta do Brasil foi alcançada em 2012, quando o país marcou 43 pontos e ficou em 69º lugar em uma lista com 176 países. R7
Respostas de 3
“O Brasil cai 10 posições no ranking de percepcão” Quase festeja a mídia corporativa. Mas “estudo” é da ONG transparência internacional fã e baba ovo do Moro/Dallagnol apoidora da falecida Lava-Jato. Uma aliada de crápula certamente, não tem o melhor currículo pra medir corrupção!
Calma princeso!!!!
Como um corrupto vai dar importãncia para investigar corrupção?
É mais impoetante perseguir e investigar opositores! Talvez até investigar se uma baleia foi importunada!
Toninho!
O que vc faz é covardia!
Publica meus comentários!