Aumento de idosos entre moradores de rua preocupa especialistas

Início » Blog » Aumento de idosos entre moradores de rua preocupa especialistas
Aumento de idosos entre moradores de rua preocupa especialistas

O número de pessoas sem-teto no Brasil cresceu mais de dez vezes em uma década — em dezembro, 261 mil brasileiros estavam nesta situação, segundo o Cadastro Único, do governo federal, ante 22 mil em 2013. Um recorte desta triste estatística tem chamado a atenção de pesquisadores e de quem atua na assistência aos mais vulneráveis: os idosos.

No total, os maiores de 60 anos em situação de rua já são 23.693. Praticamente metade desse contingente (10.108 idosos) vivem no estado de São Paulo. Com dificuldades decorrentes da idade avançada, essas pessoas enfrentam uma rotina mais vulnerável nas ruas e a precariedade de sua qualidade de vida preocupa aqueles que atuam na assistência.

E o tema deve estar muito presente neste ano de eleições municipais, sobretudo nas grandes cidades brasileiras, onde pessoas em situação de rua são uma das principais questões sociais a serem enfrentadas.

“No cotidiano, observo um aumento de idosos nas ruas”, comenta a psicóloga Lívia Maria Fontana, que atua no serviço de atenção primária à saúde Consultório na Rua, oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Fontana acredita que não exista uma causa única para explicar essa ocorrência. “É um fenômeno multifatorial e muito singular de cada situação”, comenta. “Tem aquelas pessoas em situação de rua que já viviam na rua há muito tempo e ficaram idosas. Temos tido casos, infelizmente, de famílias que, literalmente, largam o idoso no portão.” DEUTSCHE WELLE

 

Blog no YouTube
Agência Moré de Notícias