BC está mais confiante com modelo do que estava em 2022, afirma diretor

Início » Blog » BC está mais confiante com modelo do que estava em 2022, afirma diretor

O diretor de Política Econômica do Banco Central, Diogo Guillen, disse nesta quarta-feira, 10, que a autoridade monetária está mais confiante em seu modelo atualmente do que estava em 2022, passada a pandemia, quando ainda se tratava de um período com muitas dúvidas sobre os reais impactos do surto sobre a economia. “Vejo que o modelo do BC volta a funcionar como deveria, após erros de projeção da pandemia”, afirmou, em evento virtual promovido pelo JPMorgan.

O diretor ponderou que ainda há algumas surpresas, como no setor de serviços, por exemplo, mas que elas já não são mais tão grandes.

Ele mencionou também que os preços das commodities caíram mais que o esperado no primeiro estágio de desinflação.

Para tornar o modelo mais próximo da realidade, o diretor explicou que o BC ampliou o impacto do El Niño em seus dados. Questões relacionadas à sustentabilidade e preços têm sido bastante constantes nos discursos recentes de porta-vozes da autoridade monetária.

O presidente da instituição, Roberto Campos Neto, já chegou a dizer que o número de calamidades tem aumentando em um ritmo exponencial e que isso tem e terá relação com o setor financeiro. Portanto, defende ele, é um tema para o qual o BC deve olhar constantemente. Estadão Conteúdo

 

instagram (5)
Blog no YouTube
Agência Moré de Notícias