
O ex-campeão paralímpico sul-africano Oscar Pistorius, conhecido como Blade Runner, deixou a prisão em liberdade condicional na manhã desta sexta-feira, 5, na cidade de Pretória, na África do Sul. Em 2014, ele teve a pena inicial decretada pelo assassinato a tiros da namorada, a modelo Reeva Steenkamp, no Dia dos Namorados de 2013.
Durante o julgamento, o ex-velocista alegou ter atirado quatro vezes pela porta do banheiro de sua casa, porque teria confundido a namorada com um suposto ladrão que teria invadido a residência por meio da janela do cômodo. Porém as autoridades concluíram que Pistorius se trancou no local e efetuou os disparos durante uma briga com a modelo em um acesso de raiva.
Em 2014, Oscar foi condenado a cincos anos de prisão. No ano seguinte, o Ministério Público apelou ao Supremo Tribunal de Recurso da África do Sul, que anulou essa sentença e aumentou a pena para seis anos. Após novo recurso do MP, em 2017, a pena foi alterada e passou a ser de 15 anos. Contudo, na prática, essa condenação significa 13 anos e cinco meses de prisão, depois de deduzido o tempo de fase em que o ex-campeão paralímpico passou sob fiança em prisão domiciliar.
Agora que conseguiu liberdade condicional, Oscar será monitorado por um oficial até o término da sentença, em dezembro de 2029. IstoÉ