O Mineirão tem parte de sua história ligada ao Palmeiras. Foi o clube paulista, vestindo o uniforme da seleção brasileira, que marcou as comemorações de inauguração do estádio em 1965. Nesta quarta-feira, essa relação pode ganhar mais um capítulo honroso para o Alviverde paulista. Diante do Cruzeiro, a equipe de Abel Fereira tem ampla condição de faturar seu primeiro troféu oficial no local e na cidade de Belo Horizonte, o Campeonato Brasileiro de 2023.
No dia 7 de setembro de 1965, o Palmeiras representou a seleção brasileira em um jogo festivo contra o Uruguai. Foi a primeira vez que uma equipe foi convidada a servir integralmente o escrete nacional. Aquele ano simbolizou o auge da primeira Academia alviverde, comandada pelo argentino Filpo Núñez.
Hoje, sob as ordens de Abel Ferreira, torcedores e ídolos daquela geração, caso de Ademir da Guia, batizaram os atletas do atual elenco do português de terceira Academia, diante dos títulos estaduais, nacionais e continentais. “Os mais jovens precisam sempre saber disso e ter orgulho desse jogo. O Palmeiras um dia foi Brasil, e isso ninguém vai apagar”, disse Ademir ao site do Palmeiras.
