O Brasil tem mais de 236 mil pessoas em situação de rua, de acordo com um levantamento divulgado nesta quinta-feira (14) pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.
Ao todo, 62% dos 236,4 mil brasileiros em situação de rua moram na região Sudeste; 68% são pessoas negras e 87% adultos. “O estudo indica que em 2022, um a cada mil brasileiros não tem moradia”, informa o relatório do Ministério.
Em São Paulo, a cidade mais populosa do país, há 53 mil cidadãos em situação de rua. Já em Brasília, uma das capitais com maior renda per capita, há o maior percentual de moradores de rua, com três a cada mil habitantes.
A grande maioria são alvos frequentes violações dos direitos humanos mais elementares, privados, além do acesso à moradia, também de alimentação de qualidade, saúde e educação Em 2002, 69% das vítimas de violência na rua foram pessoas pretas e pardas. ANSA
COMENTANDO
Hoje, por volta das 15h40, observei um homem em situação de rua caminhando na Praça Otto Brull. Ele estava visivelmente sujo e apresentava uma contusão séria na perna direita, o que o fazia mancar. O ferimento estava coberto por uma bandagem. Cena triste. Enquanto passava de carro, deparei-me com essa situação. Espero sinceramente que a Assistência Social tenha tido a oportunidade de encontrá-lo para oferecer ajuda, especialmente devido à gravidade de sua lesão .