Se você está acostumado a utilizar panos para secar a louça, talvez seja a hora de começar a abandonar este hábito. Estudos recentes mostram que as toalhas utilizadas na cozinha podem ser fontes de bactérias, inclusive as mesmas encontradas em vasos sanitários, nocivas à saúde.
Um trabalho conduzido por pesquisadores da Universidade de Ulster, na Irlanda do Norte, em parceria com a empresa Eolas international, revelou que 27,5% dos panos de cozinha domésticos em uso mostravam a presença da bactéria Escherichia coli, também chamada de E. coli, classificada como o principal coliforme fecal.
Segundo o Manual MSD de Diagnóstico e Tratamento, as doenças mais frequentes causadas pela E. coli são infecções do trato urinário, infecções intestinais, infecções da vesícula biliar e infecções de feridas.
Além disso, certas cepas de E. coli podem causar inflamação grave e danos ao cólon, levando a condições como a colite.
O estudo também encontrou a bactéria Listeria spp. em 13,5% dos panos usados em cozinhas, incluindo a Listeria monocytogenes em 3% deles.
Essa última é responsável por provocar a listeriose, uma condição que se manifesta com febre, calafrio, dores musculares, enjoo, vômito e diarreia. São, basicamente, condições chamadas de infecção alimentar. R7