
Uma operação de combate ao furto de rede elétrica em residências e estabelecimentos comerciais foi realizada na manhã desta quinta-feira (26), em Presidente Prudente (SP) e outras cidades da região.
Segundo a concessionária Energisa, responsável por administrar a energia de 24 municípios do Oeste Paulista, a operação acontece durante o ano inteiro. Em janeiro de 2023, foram realizadas 128 inspeções.
Ao todo, até o momento, foram encontradas 15 irregularidades que totalizam um desvio de 116.245 quilowatt-hora (kWh). O valor do prejuízo foi calculado em R$ 95.667,23.
A operação realizada nesta quinta-feira (26), pretende executar 20 inspeções até o fim do dia. Durante a manhã, foram encontradas três irregularidades.
A equipe de reportagem da TV Fronteira acompanhou uma das fiscalizações na Vila Angélica, em Presidente Prudente. No local, foi encontrada uma ligação clandestina.
Segundo o coordenador de medição e combate às perdas de energia, Renan Felix Fernandes Souza, o chamado “gato” normalmente é realizado pelo próprio morador da residência.
“Acabamos de identificar aqui o que chamamos de ligação clandestina, que é uma ligação direta em nossa rede, feita pelo próprio cliente sem passar por nenhum sistema de faturamento, sem uma proteção, de maneira que pode causar um risco grave à segurança, porque ele utilizou equipamentos que não eram compatíveis com essa atividade”, comentou o coordenador.
G1/Prudente
10:20:03