
A casa de leilões Christie’s cancelou a venda de um esqueleto de Tiranossauro Rex em Hong Kong, porque seu proprietário decidiu alugá-lo para um museu – informou a empresa nesta segunda-feira (21).
O esqueleto, de 1.400 quilos e apelidado de “Shen”, seria leiloado a partir de sexta-feira, afirmou a Christie’s, sem informar a estimativa de preço, ou a identidade do vendedor.
“O proprietário decidiu alugar o espécime para um museu para que o exponha ao público”, disse a casa de leilões em um comunicado.
Vários paleontólogos criticaram essa venda e também surgiram dúvidas sobre a autenticidade do fóssil.
“Shen”, que tem 4,6 metros de altura e 12 metros de comprimento, é um macho adulto que viveu há pelo menos 67 milhões de anos. Foi descoberto em 2020 em Montana, nos Estados Unidos.
De acordo com o jornal The New York Times, os documentos de venda não afirmam claramente que Shen foi reconstituído, parcialmente, com réplicas de ossos procedentes de outro dinossauro. Segundo a mesma fonte, porém, foram observadas semelhanças entre o crânio de “Shen” e o de “Stan”, outro Tiranossauro Rex leiloado em 2020 pela Christie’s por US$ 31,8 milhões.
Além disso, o detentor dos direitos de propriedade intelectual de “Stan”, o Black Hills Institute of Geological Research, revelou que o dono de “Shen” comprou dele réplicas do esqueleto de seu dinossauro.
AFP
11:50:03