Brasil poderia reduzir emissões de metano em 36% até 2030, aponta análise

Início » Blog » Brasil poderia reduzir emissões de metano em 36% até 2030, aponta análise
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O Brasil se comprometeu no ano passado a colaborar com uma meta mundial de redução de 30% nas emissões de gás metano até 2030. Mas, no ritmo atual, deve chegar ao fim da década com uma alta de 7% nas emissões desse gás, a segunda substância que mais contribui com o aquecimento do planeta e é proveniente, principalmente, da agropecuária.

É o que indica uma análise divulgada nesta segunda (17) pelo Observatório do Clima a partir de cálculos do Seeg (Sistema de Estimativas de Emissoes de Gases de Efeito Estufa) que avaliou a trajetória atual de emissões do gás.

O trabalho considerou também o potencial de redução de emissões de uma série de medidas já disponíveis no país e concluiu que, se elas forem adotadas amplamente, levariam a uma redução de 36% do problema.

O relatório “Desafios e Oportunidades para Reducao das Emissoes de Metano no Brasil” aponta os caminhos para isso e sugere que o país assuma uma meta própria adequada ao compromisso global voluntário firmado por cerca de 120 países no ano passado durante a COP26, conferência do clima da ONU realizada em Glasgow.

O metano (CH4), assim como o gás carbônico, é um gás que, em concentrações excessivas na atmosfera, retém o calor no planeta, colaborando com o aquecimento global. É o segundo principal gás de efeito estufa, mas ele costuma aparecer menos nas discussões porque é emitido, globalmente, em quantidades bem menores que o CO2.

Em 2020, a humanidade emitiu 52 bilhoes de toneladas de CO2, contra 364 milhoes de toneladas de metano. Só que uma molécula de CH4 tem um potencial de aquecimento bem maior: 28 vezes mais que uma molécula de CO2 ao longo de cem anos. No curto prazo, em 20 anos, o potencial de aquecimento é 80 vezes. Metade do aumento da temperatura do planeta já observado hoje se deve às emissões de metano.

FolhaPress
11:40:20

Blog no YouTube
Agência Moré de Notícias