
A gripe aviária no Brasil já começa a causar grandes repercussões na economia nacional, especialmente no setor de avicultura. O vírus, identificado em granjas comerciais, resultou em embargos à carne de frango brasileira por vários países, o que ameaça uma das maiores exportações do Brasil. As informações são da repórter do Times Brasil — Licenciado Exclusivo CNBC, Fernanda Sette, direto de Brasília.
Em termos financeiros, as estimativas indicam perdas entre US$ 100 milhões e US$ 200 milhões nas exportações de carne de frango, segundo o Ministério da Agricultura. Caso mais países decidam suspender as importações, esse valor poderá crescer substancialmente.
A China, o maior comprador de carne de frango do país, e países da União Europeia, como a Alemanha e a França, além de Argentina, Uruguai, México, Chile, Coreia do Sul, África do Sul e Canadá, já suspenderam as importações do produto. Há também a expectativa de que outros países sigam o exemplo ao longo desta segunda-feira (19).
Em relação ao Japão, a suspensão afeta apenas o município de Montenegro, onde foi identificado o primeiro foco do vírus.
O Ministério da Agricultura e Pecuária informou que outras regiões, como o Rio Grande do Sul, Tocantins e Santa Catarina, estão sendo investigadas devido à suspeita de novos focos. O caso no Rio Grande do Sul está relacionado a uma propriedade próxima à Granja Comercial de Montenegro, enquanto no zoológico Sapucaia do Sul, em Porto Alegre, dezenas de aves morreram, também por suspeita de gripe aviária.
Em resposta à crise, o governo de Goiás decretou situação de emergência zoossanitária, reforçando as ações de vigilância e prevenção, mesmo sem ter registrado nenhum foco da doença. TIMES BRASIL