21 metralhadoras do Exército são furtadas de base militar em Barueri, Grande SP

Início » Blog » 21 metralhadoras do Exército são furtadas de base militar em Barueri, Grande SP
Metralhadoras calibre .50, como a que aparecem na foto acima já foram apreendidas antes pela polícia. Arma costuma ser usada por quadrilhas de criminosos em ataques a caixas eletrônicos — Foto: reprodução/TV Globo

O Exército brasileiro confirmou nesta sexta-feira (13) o furto de armas que podem derrubar aeronaves e estavam na base militar em Barueri, Grande São Paulo. Ao menos 13 metralhadoras calibre .50 foram furtadas do Arsenal de Guerra na última quarta-feira (11), segundo fontes do g1.

De acordo com os jornais Notícias de Barueri e Metrópoles, militares que trabalham num paiol onde as armas estavam não podem voltar para casa após o desaparecimento do arsenal. Questionado pelo g1, o Exército não confirmou essas informações.

“Acerca do e-mail enviado, o Comando Militar do Sudeste informa que a investigação está em curso por meio de um inquérito policial militar e, em relação ao público interno, o Arsenal de Guerra de São Paulo (AGSP) segue os procedimentos previstos para o caso”, informa nota divulgada pelo Comando Militar do Sudeste (CMSE), por meio de sua assessoria de imprensa.

Depois que o g1 voltou a questionar o Exército, pedindo mais detalhes do que ocorreu, ele encaminhou um novo comunicado à reportagem:

“O Comando Militar do Sudeste informa que, no dia 10 de outubro de 2023, em uma inspeção do Arsenal de Guerra de São Paulo, foi verificada uma discrepância no controle de 13 (treze) metralhadoras calibre.50 e 8 (oito) de calibre 7,62, armamentos inservíveis que foram recolhidos para manutenção. Imediatamente, foram tomadas todas as providências administrativas com o objetivo de apurar as circunstâncias do fato, sendo instaurado um Inquérito Policial Militar.

Procurada pela reportagem, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que o caso está sendo investigado internamente pelo Exército. E que não havia nenhum registro policial dele.

O g1 também pediu posicionamento ao Ministério da Defesa, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.

Metralhadoras como os modelos furtados do Exército em Barueri costumam ser desviadas e usadas por criminosos em ataques a carros-fortes e roubos a bancos no país. Esse tipo de arma é de uso restrito do Exército brasileiro. g1

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a