1,2 milhão de brasileiros vivem sem banheiro em casa

Início » Blog » 1,2 milhão de brasileiros vivem sem banheiro em casa

O Brasil tem 367 mil domicílios sem banheiro, sanitário ou buraco para dejeções. Ao todo, 1,2 milhão de pessoas (0,6% da população brasileira) vivem nessa situação e precisam sair de casa para fazer as necessidades fisiológicas básicas. Os dados são das características dos domicílios do Censo 2022, divulgados nesta sexta-feira (23) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

De acordo com o levantamento, apesar do número alto, a presença de banheiros nos domicílios brasileiros vem se ampliando. Em 2022, 197,5 milhões de brasileiros (97,8% da população) viviam em residências com ao menos um banheiro de uso exclusivo (utilizado apenas pelos moradores e hóspedes).

O resultado representa uma alta de 5,5 pontos percentuais em comparação com 2010 – data do Censo anterior –, quando a proporção era de 92,3%.

A situação mais grave encontrada entre os estados foi observada no Piauí, onde 5% das pessoas estavam nessa situação – em seguida, aparecem Acre e Maranhão, ambos com uma proporção de 3,8%.

Veja abaixo a distribuição dos moradores em domicílios por existência de banheiro ou sanitário:

• Tinham banheiro de uso exclusivo do domicílio: 97,8%
• Apenas banheiro de uso comum a mais de um domicílio: 0,5%
• Apenas sanitário ou buraco para dejeções, inclusive os localizados no terreno: 1,2%
• Não tinham banheiro nem sanitário: 0,6%

Os dados divulgados nesta sexta mostram que o número de banheiros em cada domicílio também tem se elevado. Em 2010, 71,5% das residências tinham apenas um banheiro. Em 2022, essa proporção caiu para 66,3%, indicando uma alta de 5,2 pontos percentuais no número de casas com dois ou mais banheiros. R7

 

Agropecuária-COnfiança-1