Primeira aparição pública do filho do mulá Omar, ministro no Afeganistão

Início » Blog » Primeira aparição pública do filho do mulá Omar, ministro no Afeganistão
O ministro da Defesa talibã, Mohammad Yaqub – Taliban Defence Ministry/AFP

O ministro da Defesa do Talibã, Mohammad Yaqub, filho do fundador do movimento fundamentalista, mulá Omar, apareceu em público pela primeira vez nesta quarta-feira (27), pedindo aos afegãos que apoiem os hospitais.

A intervenção, na televisão, mostra a evolução midiática dos talibãs, que buscam obter o reconhecimento da comunidade internacional, desde seu primeiro regime (1996-2001) sob mulá Omar, que praticamente nunca se mostrava em público nem permitia a difusão de imagens suas.

“Nossos irmãos empresários (…) devem investir aqui”, declarou Mohammad Yaqub no principal hospital militar de Cabul, o Sardar Mohammad Dawood Khan.

“Se permanecermos sinceros e comprometidos com esse objetivo, podemos esperar que dentro de um ou dois anos alcançaremos nossa meta: que nenhum afegão precise deixar o país para se tratar em outro lugar”, acrescentou ele, em um vídeo divulgado pelo governo talibã.

A economia afegã, prejudicada após décadas de guerra, está parcialmente paralisada desde que o Talibã voltou ao poder em agosto.

De acordo com a ONU, o Afeganistão tem uma das maiores taxas de mortalidade materna e infantil do mundo.

Até o Talibã chegar ao poder, Mohammad Yaqub era o chefe de sua poderosa comissão militar, que decidia os rumos estratégicos da guerra contra o governo afegão.

IstoÉ
11:20:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a